quarta-feira, 5 de outubro de 2011

5ª Primavera dos Museus no Museu de Ciências da Terra

O feminino marcou presença no Museu de Ciências da Terra, entre os dias 19 e 25 de setembro.

Como parte da 5ª Primavera dos Museus – evento organizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus, o IBRAM – e alinhado à temática proposta para este ano, “Mulheres, Museus e Memórias”, o Museu de Ciências da Terra escolheu, para reverenciar, uma das mulheres mais lembradas na ciência brasileira, a despeito de sua naturalidade estrangeira.

O que liga o trabalho da checa naturalizada brasileira, Johanna Döbereiner, à temática do Museu são os fertilizantes. Força motriz de suas pesquisas junto à Embrapa, onde atuou desde que pisou em solos brasileiros, alçando a economia brasileira à potência na produção de soja e cana-de-açúcar, os minerais usados para a produção de fertilizantes também estão presentes no acervo do Museu de Ciências da Terra. Trata-se do Potássio e Fósforo, dos quais hoje a agricultura brasileira depende muito.

A história do Museu de Ciências da Terra também justifica essa ligação temática, uma vez que o prédio onde se situa hoje o Museu abrigou, entre 1927 e 1948, a Escola Nacional de Agronomia. Reverencia-se, assim, como sugere a trilogia da temática, a Mulher e a Memória, dentro de um Museu. Convém lembrar, ainda, que Paul Kubelka, pai de Johanna, trabalhou como químico no Laboratório de Produção Mineral, na década de 50.


Exposição no Hall do Museu de Ciências da Terra

Com materiais do acervo pessoal de Dra. Johanna Döbereiner, gentilmente cedidos pela Embrapa, e amostras de minerais do acervo permanente do Museu, foi montada a exposição, envolta em femininos tons rosáceos e flores, estendendo-se durante toda a semana da Primavera dos Museus.




Dr. Diogenes Campos, Dr. Jürgen Döbereiner, Dr. Jadiel Pires Nogueira da Silva e Dr. Avílio Franco

A cerimônia de abertura foi conduzida pelo diretor do Museu, Dr. Diogenes Campos, com mesa composta pelo Dr. Jadiel Pires Nogueira da Silva – superintendente do DNPM/RJ, que também representava o diretor-geral do DNPM – Dr. Sérgio Dâmaso; Dr. Jürgen Döbereiner – viúvo da homenageada; e Dr. Avílio Franco – pesquisador que acompanhou os trabalhos de Dra. Johanna, e que proferiu uma interessante palestra inaugural. Conforme palavras do Dr. Diogenes Campos, há que se diluir as barreiras existentes entre as várias ciências, e tanto o mote do Museu de Ciências da Terra quanto o das pesquisas de Dra. Johanna estão em consonância, dentro do conjunto que é as Ciências Naturais.



Dr. Avílio Franco em palestra aos convidados

Embalado pelo clima da homenagem, Dr. Jürgen Döbereiner também se dispôs a narrar fatos memoráveis de Dra. Johanna, durante seus trabalhos e suas vidas conjuntas aqui no Brasil.



Dr. Jürgen Döbereiner

Diversos funcionários da Embrapa, além de familiares da homenageada e demais interessados, prestigiaram a abertura, sendo todos convidados, após a palestra, a conhecer a exposição no hall do Museu. Lá foram recebidos com um pequeno coquetel, oferecido pela Associação de Amigos do Museu de Ciências da Terra, apreciaram fotos e demais itens expostos, além de relembrarem fatos da convivência com Dra. Johanna e de seus trabalhos de sucesso na agronomia brasileira.



Convidados apreciam a exposição

Convidados apreciam a exposição


Dr. Segundo Urquioga, Dr. Avílio Franco, Mirian Riera, Dr. Jürgen Döbereiner, Dr. Diogenes Campos e Celeste Campos

A exposição seguiu até o dia 25 de setembro, com a visitação de escolares e interessados, que também tinham à sua disposição exibições de vídeo do programa Globo Ciência, cedido pela sua produção, sobre a história da homenageada da semana e de mais este ano de Primavera dos Museus.



Alunos e professores durante a Primavera dos Museus

Fonte: Museu de Ciências da Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!